Pesquisar este blog

domingo, 18 de janeiro de 2009

Bandido Formado

Engraçado, você dedica anos da sua vida, lendo, estudando, expondo, debatendo, discutindo, se forma, neste caso Artista plástico, e chega no seguinte dilema pessoal, daí, vou compartilhar um pouco com vocês.
Pois bem, estudei e me formei em Artes Plásticas, então sou um Artista, não é?
Vamos considerar que eu seja, ok? (Embora na maioria das vezes não sou considerado)
Bom, já que sou artista, tenho vários colegas de profissão espalhados neste mundo, quer ver só?
O MC Créu, por exemplo, ele é artista, não é? Sem mencionar a compositora da fabulosa melodia chamada “A dança do quadrado” um dos hits mais contagiantes do momento, enfim, hoje é mais uma celebridade, aliás, além de celebridade ela é uma artista.
E esta Barca das Celebridades Instantâneas não para, temos o compositor da melodiosa sinfonia Búfalo Bill, logo, mais um carimbo de “Artista”. Enfim, nesta última semana, recebemos um presente, a quinta maior emissora do mundo traz para os queridos telespectadores mais um grupo para compor o eletrizante Big Bosta Brasil, logo, mais artistas estarão chegando para este mundão poder sorrir e vibrar.
Tudo bem, agora irei não mais me considerar artista, estudei, mas não sou artista, sou apenas o Gene Grafiteiro, o Gene do Grafite, enfim, vou lançar uma nova pergunta:
Graffiti é arte ou Vandalismo?
Bom, na maioria dos casos, graffiti é considerado vandalismo, tudo bem, não irei opor, considerarei também o graffiti como contravenção, como ato ilícito, ilegal, proibido.
Aliás, isto serve para todos os artistas, todos os grafiteiros e os demais que estudam e estejam se enquadrando neste pensamento.
Enfim, estudei, mas não sou artista, cometo atos de ilícitos com o graffiti, logo, sou um contraventor, um Bandido formado.
Estas situações sempre ocorrem, afinal, muitos ouvem música, lêem bons livros, mas nem todos entendem.
Aliás, Arte vai bem mais além do que tenho visto e escutado.






5 comentários:

  1. É você falou bem arte vai MUITO além do que ouvimos e vemos por aí..
    Não acho que Créu, Dança do Quadrado e Bill e Bolinho sejam artistas.
    Acho que são celebridades. Celebridades são "artistas" que não fazem arte.
    Sim, você é artista plástico. Sim, você também é grafiteiro.
    Grafite é arte? Eu não tenho dúvidas disso.
    Mas ele é ilegal? Sim, ele é ilegal.
    Mas quem disse que toda arte é legal?

    Então fera, não largue nunca da sua arte!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre a tv nos diz o que escutar, o que vestir, o que comer, quem idolatrar... Se tratando da globo, veja o filme "Muito além do cidadão Kane". É um documentário da BBC de Londres criticando a rede Globo que, logicamente, foi proibido aqui no Brasil, mas graças a internet eu tenho rs
    O grafiti sempre foi arte, só que, como toda grande arte, sempre demora a ser reconhecida.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vocÊ!
    A mediocridade do raciocínio leigo humano sobre cultura desvia o foco principal do trabalho artístico: A expressão do "eu" oculto; a demonstração do que nossos olhos não conseguem ver.
    Infelizmente, o que realmente acrescenta conhecimento a humanidade, como é o caso da cultura, é tratado de forma banal e até mesmo criminal.
    Pois bem... Sejamos pois, foras da lei; quebradores de regras, todavia, conscientes de que Arte é vida, independentemente da forma como é expressa.
    Gab

    ResponderExcluir
  5. gene se liga só.
    nossa maneira de expressão artística, está muito além de toda essa baboseira sem cultura, que se alastra por toda a população, como um câncer maligno se apossando dos cérebros atrofiados.
    O verdadeiro artista é alienado, ignorado.
    Por que não vivemos num mundo onde as mulheres são rotuladas cachorras internacionalmente.
    Vivemos num mundo onde a verdade é mostrada na lata!
    Se não gostou me engole, e eu tô aqui pra incomodar!
    Somos uma pedra no sapato do sistema...

    .DUENDE.

    ResponderExcluir