Em 2009, 50 quadrinistas brsileiros participaram do livro MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 artistas. Laerte, Ivan Reis, Fido Nesti, Samuel Casal, Fábio Moon e Gabriel Bá e outros recriaram os personagens da Turma da Mônica livremente, em histórias de uma a cinco páginas, como uma homenagem a um dos maiores quadrinistas brasileiros de todos os tempos.
Agora, outros 50 artistas participam da segunda edição dessa homenagem ao Maurício. O livro, intitulado MSP+50, traz artistas como Rafael Grampá, Iotti, Rafael Coutinho e Allan Sieber, entre outros.
Cada artistas teve liberdade para retratar os personagens que quisesse. Por isso, a grande sacada é a diferença de traços e de visões. Em algumas histórias, Mônica, Cebolinha e o resto da turma estão crescidos. Em outras, estão quase irreconhecíveis, graças ao jeito como foram desenhados. Prova disso é o Piteco desenhado por Beto Nicácio, que ganhou ares de Conan, o bárbaro.
O álbum também traz novos artistas. É uma oportunidade de conhecer o trabalho de autores que publicaram muito pouco.
O livro será lançado na Bienal do Livro de São Paulo, nos dias 13 e 14 de agosto. A capa acabou de ser divulgada no twitter pelo editor Sidney Gusman e reúne diversos personagens desenhados por artistas diferentes.